quinta-feira, 31 de março de 2011

ALFABETIZAR PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE


Alfabetizar com significado, com qualidade, é dar condições para o exercício consciente da cidadania, é propiciar ao indivíduo a capacidade de interpretar, compreender, criticar e principalmente de resignificar o mundo através de um uso social dos seus conhecimentos, alfabetizar não é apenas desenvolver a habilidade mecânica de decodificar ou codificar símbolos. O projeto "Alfabetizar para a preservar o meio ambiente" vem atender todos esses requisitos. É um projeto que não se limita a transmitir conceitos, ele visa mudar posturas sempre partindo dos conhecimentos prévios dos alunos, respeitando suas hipóteses, tendo como ponto de partida o estudo do local onde vivem, as lembranças de cada um, num trabalho de comparação e argumentação crítica sobre como era e como está o bairro onde vivem, a cidade, o país e por fim o planeta. É educar para preservar, orientar que os recursos naturais podem ser usados de forma sustentável promovendo competência e habilidade para atuação na construção de uma nova sociedade. Na região de Porto Feliz são realizadas muitas queimadas devido ao plantio da cana-de-acúçar e é muito importante os alunos terem conhecimento de todo o prejuízo ambietal que isso acarreta. Diante da realidade do nosso planeta, onde muito se fala sobre desenvolvimento sustentável mas pouco se faz, onde interesses financeiros são prioridade, trabalhar um projeto que dá a oportunidade aos alunos de terem uma visão mais ampla sobre a importância do papel de cada um para que o planeta sobreviva ao meu ver não tem pontos negativos pois todo movimento voltado à manutenção da vida é positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário