quinta-feira, 31 de março de 2011

EDUCAÇÃO NO CAMPO


A educação no campo tem sido, devido a nossa história colonizadora, um desafio, pois os trabalhadores rurais, muitas vêzes são tratados como desiguais, aqueles que são incapazes de pensar ou agir por si próprio e que precisam, por ter pouco conhecimento sobre o mundo, seguir determinações da classe dominante.

O pensamento urbano quase sempre é que para as pessoas da zona rural não é necessário mutio conhecimento, o básico basta. A própria LDB aborda exclusivamente para a educação no campo a educação básica sem dar prosseguimento ao nível superior uma formação precária que serve à lógica do capitalismo.

A popualçao rural enfrenta desvantagens com relação à população urbano no tocante à direitos sociais e devido a ilusão de uma vida melhor a partir da última metade do século passado houve o exôdo rural, aonde as pessoas do campo vieram para a zona urbana, quase sempre se instalando nas periferias das cidades, mas muitas dessas pessoas devido a sua cultura e valores não conseguiram se adaptar à cidade e acabaram se sentindo excluídas.

Em termos de melhorias e investimentos o estado pouco fez pelas escolas afastadas da cidade, onde o professor é tido como o grande responspável para que tudo dê certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário