quinta-feira, 31 de março de 2011

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Educação Ambiental ultimamente se fala muito sobre o assunto, mas será que se coloca em prática tudo que se fala? Apesar de fazer parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais ainda é tida por muitos como um tema que deve ser abordado somente nas áreas de Ciência e Biologia, talvez isso ocorra porque os professores não adquiriram em sua formação conhecimento sobre a amplitude que esse tema aborda, pois estamos tratando da qualidade de vida, estamos tratando da preservação da nossa casa “o planeta Terra”, portanto é responsabilidade de todos e deve ser mediado por todas as disciplinas de maneira a garantir a interdisciplinaridade. Para Paulo Freire a história é feita pelos homens ao mesmo tempo em que os homens se fazem pela história, e que história estamos escrevendo , desenhando, para as próximas gerações? É muito fácil julgar e culpar os outros pelos problemas ambientais que estamos sofrendo como enchentes, deslizamentos, muitas vezes até Deus é responsabilizado “É a vontade de Deus”, o que estamos passando para nossos alunos?

Só teoria não é capaz de transformar uma situação, para Marx segundo Vazquez 1977, “Práxis é atitude humana transformadora da natureza e da sociedade”, então precisamos colocar em prática a teoria para que com responsabilidade e autonomia possamos construir uma relação harmônica entre homem e ambiente.

Devemos nos conscientizar que a Educação Ambiental não é algo dissociado da Educação e sim uma de suas dimensões (Tozoni- Reis), que requer um processo pedagógico organizado para atingir seu objetivo, fazendo para isso mediações existenciais entre o “eu”, “meu semelhante” e a “natureza”, num processo de relação entre o homem com o ambiente onde princípios devem estar presente. É importante que o professor realize seu trabalho visando a formação de alunos capazes de analisar as situações de forma critica e questionadora, capazes de fazer a diferença.

Trabalhar um projeto sobre Meio Ambiente não se limita a dar um explicação sobre algum tema e mandar fazer um desenho, por exemplo, isso é uma atividade pontual, se queremos mudar hábitos, construir valores e formar cidadãos capazes de transformar a realidade, conscientes de seu papel na sociedade e de seus direitos e deveres, devemos nos desprender das amarras e aceitar que sendo um dos Temas Transversais Meio Ambiente deve ser incorporado em todas as áreas do conhecimento assim como no trabalho educativo da escola. Para que um assunto tenha significado para a criança o ideal é abordar questões a partir de situações de sua realidade, do que esta próximo, as características, necessidades, possibilidades do local em questão e a partir daí inseri-lo numa visão global.

Como falar de Desenvolvimento Sustentável de forma ampla sem antes relacioná-lo com problemas vivenciados pela comunidade local, “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”, PCN p.38.

Para que colocar lixeiras de cor diferenciada nas escolas visando a reciclagem do lixo sem antes fazer um trabalho de conscientização com as crianças, explicando o que é reciclar quais suas vantagens, o por que dos recipientes diferenciados, infelizmente na maioria das cidades não há a coleta diferenciada o que pode por a perder todo trabalho das escolas com relação aos recipientes de lixo, onde trabalho uma alternativa foi a própria escola procurar dar um destino correto ao lixo vendendo tudo que consegue e destinando o dinheiro a benfeitorias para as próprias crianças, como conservação e manutenção dos brinquedos da área de lazer, assim elas conseguem perceber que há um ciclo e que quanto mais elas ajudam respeitando as regras de separação do lixo maiores serão as benfeitorias conseguidas, sentem-se parte ativa num processo, houve também um trabalho de observação sobre a melhoria do ambiente coletivo, principalmente o pátio da escola a partir daí as próprias crianças tiveram a iniciativa de fazer cartazes visando ajudar a limpeza da escola como um todo, banheiro, classe, refeitório, e uma coisa vai levando a outra. Ao abordar um tema é importante que o professor conheça o assunto para ter segurança no que transmite e esteja em constante atualização, buscar junto com seus alunos mais informações em publicações e meios tecnológicos é um excelente recurso para garantir o dialogo, a troca de conhecimento entre professor e aluno, possibilitando também que a criança tenha condições de conhecer melhor o meio do qual faz parte e perceba sua importância como agente ativo e transformador e que reconheça que a qualidade de vida está ligada a atitudes cotidianas

Nenhum comentário:

Postar um comentário