terça-feira, 29 de março de 2011

GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO SER HUMANO

A frase é tão maravilhosa, tão perfeita que até parece refrão de contos de fadas, pena que como nos contos de fada ela ainda não é uma realidade pois ainda estamos longe de garantir direitos iguais à todos os cidadãos. A desigualdade social está ai se mostrando a olho nu, nós é que muitas vezes fazemos de conta que não é conosco, "usamos óculos escuro?", quantas vezes somos assediados por crianças em semáforos, vemos indigentes caidos nas ruas, e o que fazemos, nada, até na hora de votar e talvez garantir alguém que tenha condições de melhorar a distribuição de renda no país nós muitas vezes anulamos o voto. Lembro-me que no ano passado um dos meus alunos começou a faltar com muita frequencia e cada dia era uma desculpa diferente até que, sem saber que se tratava da minha casa, ele apertou o interfone ao ir atender para minha surpresa lá estava ele com uma cesta nas mãos vendendo cocada. Fui averiguar a situação e descobri que ele morava com uma avó já de idade, sem recursos, e ai o que fazer? Não é fácil se deparar com situações assim, ele é uma criança não pode trabalhar mas vai passar fome?; não pode faltar da escola mas precisa garantir o sustento. A escola orientou a avó e ele conseguiu receber bolsa escola, mas esse é um caso entre tantos.O pior é que tentam desde sempre justificar essa desigualdade onde poucos têm muito e muitos têm pouco. Na Idade Média por exemplo a igreja católica pregava igualdade entre os homens mas baseandos-se na moral inalienável, usava a vida sobrenatural para justificar atrocidades que eram cometidas. A desigualdade social , a má distribuição de renda, é o grande obstáculo para a realização dos direitos humanos no continente latino-americano. A globalização neoliberal acentuou o individualismo e enfraqueceu movimentos coletivos. A Declaração dos Direitos Humanos procurou garantir a dignidade levando em conta a diversidade individual e coletiva dos grupos humanos, o que sabemos que para se tornar uma regra ainda será necessário transpor muitas barreiras. O Brasil tem uma história de exclusão desde a sua colonização, a melhor maneira de procurarmos alcançar o almejado pela Declaração dos Direitos Humanos é com uma Educação em Direitos Humanos e para isso o professor tem que estar aberto a refletir a sua prática e adequá-la à realidade de seus alunos, definir objetivos e metas para alcançá-los, etapas a seguir visando uma cultura de respeito e resistindo a ideologia neoliberal, individualista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário