Liberdade, Igualdade e Solidariedade são valores que podem sim ser trabalhados com nossos alunos pois eles têm condições de compreender e atuar de forma ativa na sociedade, um exemplo é quando trabalhamos projetos de combate a Dengue são as crianças nossos agentes multiplicadores, em Porto Feliz esse projeto é trabalhado de uma maneira muito legal pois é realizado associando esporte, saúde, lazer, higiene numa atividade que envolve toda a comunidade são "OS JOGOS DA CIDADANIA". Não gosto da frase que diz "A criança é o futuro" é como se ela estivesse num período de encubação só esperando crescer para poder agir, nossas crianças são ativas, participativas é só preciso motivá-las de forma correta, o professor não pode ter medo de deixar a criança falar, mas não é só isso ele precisa principalmente deixar a criança argumentar, expor suas hipóteses sobre as coisas, o professor precisa ouvir o que elas querem transmitir e dialogar. Nós adultos temos muito que aprender com as crianças elas olham para as coisas com naturalidade e nós com nossos valores transmitimos a estranhesa o desconforto , elas com toda a inocência nos perguntam coisas sobre o mundo e nós na nossa objetividade respondemos "Você ainda é criança para saber isso".Já estava no final da minha escrita de hoje mas não pude deixar de voltar e escrever algo que me ocorreu no início do ano letivo e que mostra essa diferença de olhares, logo na primeira semana de aula durante o intervalo dos pequeninos do primeiro ano eu estava com meus alunos de quinto ano no pátio quando veio até nós um garotinho com uma enorme cicatriz devido a queimadura eu olhei e confeço fiquei chocada não era algo bonito de se ver, então um dos meus veio até mim e com a maior naturalidade falou " Você viu pro ele está com um machucado" e só, nada mais, sem perguntas, sem estranhesa, sem desconforto era só um machucado, me senti menor que os pequeninos porque meu olhar foi de dó, e o garoto não é um coitado ele só tem um "machucado". A escola é um espaço importante onde os valores devem ser trabalhados desde sempre mas não como conceitos a ser conhecidos, esse trabalho deve ser natural, contínuo e de preferência de uma maneira lúdica. Vou relatar o que aconteceu com minha filha durante o seu período na pré escola, bem, ela sempre foi a crinça mais alta da turma e por isso era sempre a última da fila até que um dia ela argumentou com a professora que não queria mais ficar sempre no final da fila, a professora então começou a fazer um rodízio e cada dia uma criança era o ajudante da aula e por isso era o primeiro da fila. Nessa situação eu posso observar algumas coisas por exemplo, minha filha talvez só tenha se aberto sobre o que sentia porque em casa ela tem abertura para falar, para se expor, a professora, mesmo trabalhando com crianças pequenas, soube ouvir e de uma maneira natural resolver o que estava incomodando minha filha pois, penso que se ela ficasse na classe argumentando que a ordem da fila ia mudar porque as crianças maiores também querem ir na frente aí sim minha filha ia se sentir diferente e as outras crianças também a veriam diferente e isso talvez viesse a propíciar uma situação de bullyng.
Nenhum comentário:
Postar um comentário