Passamos por mais uma eleição e devido a história da presidenta eleita muito se falou sobre a Ditadura período em que só se falava o que os ditadores queriam ouvir, período em que as pessoas eram mais sobra do que humanas pois não tinham autonomia e muito menos direitos. Na década de 90 já com a Educação em Direitos Humanos houve um fortalecimento dos processos de redemocratização e temas como cidadania, liberdade e diversidade foram muito abordados. A globalização também foi muito importante pois os recursos tecnológicos ficaram acessíveis, a riqueza de informações e a diversidade cultural passou a ser algo cotidiano, assim como o reconhecimento das deseigualdades, da má distribuição de rendas, da destruição de recursos naturais. O professor deve estar atento a tudo que ocorre no planeta e saber orientar seus alunos de forma que eles percebam que fazemos parte de um todo e que nossas ações seja dentro da escola, no bairro, na cidade estão relacionadas e que todo gesto é importante visando termos um desenvolvimento sustentável. Gosto de conversar com meus alunos sobre o quanto é importante termos conhecimento de nossos direitos para que quando necessário saibamos revendicá-los mas, precisamos também saber os nossos deveres e que não adianta só reclamar, cada um tem que fazer a sua parte, um papel de bala no chão é um, mas se todos pensarem assim e resolverem jogar um papel de bala no chão, o que teremos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário