Estava refletindo sobre Valores e Educação tema abordado por Clodoaldo Meneguello Cardoso, e creio que valores não se transmitem como um conteúdo programático a ser cumprido e sim com exemplos, atitudes. O professor é atentamente analisado e testado pelos alunos que de forma crítica fazem seus julgamentos a nosso respeito, mesmo que inconscientemente e são capazes de argumentar sobre nossas ações, é como se estivessemos em uma redoma de vidro e temos que ter a consciência de que nossos atos são modelos de comportamento e por isso não devemos ter um discurso bonito sobre temas como diversidade, aceitação, respeito ao próximo e na prática agirmos como donos da verdade absoluta, sem direito ao diálogo. Estamos no terceiro milênio, cheios de esperança de que os direitos fundamentais do ser humano vão ser satisfeitos como a realização de promessas de felicidade mas, se prestarmos atenção, não precisa ir longe, dentro da sala de aula percebemos que ali nua e crua diante de nossos olhos se mostram realidades que nos abalam e que por isso muitas vezes não fazemos questão de prestar atenção, quantas vezes não ouvimos ou até falamos na sala de professores "todo mundo tem problemas, cada um com o seu" como se isso aliviasse nossa consciência, nossa culpa. Certa vez estava eu conversando com um aluno após uma avaliação e ele me relatou sua rotina de abandono pelo pai alcoólatra, órfão de mãe, responsável pelo irmão caçula e sua luta pela sobrevivência pegando coisas, muitas vezes até alimento, no lixão. Diante do conhecimento dos fatos a comunidade escolar se mobilizou e tomou todas as providências para ajudar aquela criança. As vezes penso como foi bom eu ter ficado ali e dado um pouco de atenção ao meu aluno, não ter fechado as portas à um pedido de socorro.terça-feira, 29 de março de 2011
A missão do Professor vai além de ensinar!
Estava refletindo sobre Valores e Educação tema abordado por Clodoaldo Meneguello Cardoso, e creio que valores não se transmitem como um conteúdo programático a ser cumprido e sim com exemplos, atitudes. O professor é atentamente analisado e testado pelos alunos que de forma crítica fazem seus julgamentos a nosso respeito, mesmo que inconscientemente e são capazes de argumentar sobre nossas ações, é como se estivessemos em uma redoma de vidro e temos que ter a consciência de que nossos atos são modelos de comportamento e por isso não devemos ter um discurso bonito sobre temas como diversidade, aceitação, respeito ao próximo e na prática agirmos como donos da verdade absoluta, sem direito ao diálogo. Estamos no terceiro milênio, cheios de esperança de que os direitos fundamentais do ser humano vão ser satisfeitos como a realização de promessas de felicidade mas, se prestarmos atenção, não precisa ir longe, dentro da sala de aula percebemos que ali nua e crua diante de nossos olhos se mostram realidades que nos abalam e que por isso muitas vezes não fazemos questão de prestar atenção, quantas vezes não ouvimos ou até falamos na sala de professores "todo mundo tem problemas, cada um com o seu" como se isso aliviasse nossa consciência, nossa culpa. Certa vez estava eu conversando com um aluno após uma avaliação e ele me relatou sua rotina de abandono pelo pai alcoólatra, órfão de mãe, responsável pelo irmão caçula e sua luta pela sobrevivência pegando coisas, muitas vezes até alimento, no lixão. Diante do conhecimento dos fatos a comunidade escolar se mobilizou e tomou todas as providências para ajudar aquela criança. As vezes penso como foi bom eu ter ficado ali e dado um pouco de atenção ao meu aluno, não ter fechado as portas à um pedido de socorro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário