Tolerância, respeito falar é fácil mas colocar em prática são outros quinhentos. Fomos criados e temos uma formação onde há o dominante e o dominado, o superior e o inferior, e não temos um corretivo para memórias, lembranças estão lá e pronto. Lembro-me de um colega de quarta série, negro e com gestos afeminados ele desde aquela época me parecia o "alvo" da professora, não que ele fosse um santo, mas o que ela fazia nos dias de hoje dava processo, reportagem no Datena. Já no colegial lembro-me de verdadeiras batalhas verbais travadas entre duas colegas, uma Testemunha de Jeova e a outra Católica, elas não respeitavam a liberdade não só das mesmas como das outras alunas e inclusive dos professores, queriam a qualquer custo fazer valer suas opções religiosas. Hoje em minhas aulas procuro me policiar para não querer impor meu modo de pensar, gosto de conversar com meus alunos, creio que se eu quero respeito preciso respeitar, dar à eles a oportunidade de se expressarem, deixá-los pensar com liberdade, acho que minha função é mostrar que o mundo nos oferece opções e que somos responsaveis pelas nossas escolhas. terça-feira, 29 de março de 2011
TOLERÂNCIA ÀS DIFERENÇAS
Tolerância, respeito falar é fácil mas colocar em prática são outros quinhentos. Fomos criados e temos uma formação onde há o dominante e o dominado, o superior e o inferior, e não temos um corretivo para memórias, lembranças estão lá e pronto. Lembro-me de um colega de quarta série, negro e com gestos afeminados ele desde aquela época me parecia o "alvo" da professora, não que ele fosse um santo, mas o que ela fazia nos dias de hoje dava processo, reportagem no Datena. Já no colegial lembro-me de verdadeiras batalhas verbais travadas entre duas colegas, uma Testemunha de Jeova e a outra Católica, elas não respeitavam a liberdade não só das mesmas como das outras alunas e inclusive dos professores, queriam a qualquer custo fazer valer suas opções religiosas. Hoje em minhas aulas procuro me policiar para não querer impor meu modo de pensar, gosto de conversar com meus alunos, creio que se eu quero respeito preciso respeitar, dar à eles a oportunidade de se expressarem, deixá-los pensar com liberdade, acho que minha função é mostrar que o mundo nos oferece opções e que somos responsaveis pelas nossas escolhas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário